quarta-feira, outubro 04, 2006


Antes de mais nada queria justificar a ausência de post's nestes dois dias mas tive um problema com a minha ligação à internet tendo, por isso, sido impossivel "postar". Mas aqui estou.

Como disse no post anterior, debrucei-me no passado domingo num campo de pesquisa mais prático e, felizmente, não poderia ter escolhido melhor dia para o fazer. A equipa que fui ver jogar venceu por uma vantagem considerável, o que fez com que os adeptos mostrassem a sua felicidade de uma forma bem mais explicita do que por uma vitória por apenas um ou dois golos. Foi-me possível observar comportamentos de contenção, de fúria, de felicidade incontrolável e até de completa loucura e, se o posso dizer, histerismo.
Embora muito desses momentos estejam guardados na minha memória, fui precavida de um caderno para poder apontar os comportamentos mais particulares que tive a oportunidade de apreciar. Situações essas que aquando da conclusão do trabalho vão ter também oportunidade de conhecer.
Outra das coisas que fiz foi pedir a 5 pessoas, que achei que seriam bons representantes de diferentes tipos de comportamento passiveis de se ter na situação e ambiente em que nos encontrávamos, se não se importavam de responder a umas perguntas que farei no próximo jogo ( visto que estas pessoas se encontram sempre no mesmo lugar por terem lugar cativo ). Para terem uma ideia, dois senhores deslocam-se desde a sua casa em Vila Nova de Gaia até Lisboa apenas para ver o clube do seu coração jogar.

A minha ideia é, posteriormente, relacionar as entrevistas e os tipos de comportamente na prática com aquilo que podemos consultar como sendo conhecido em livros, artigos, etc.